terça-feira, 21 de abril de 2015

Dicas de organização de Estudo

Olá meninas, 
Ora estava eu aqui a começar o meu estudo intensivo e pensei: "Porque não criar um post a explicar como é que eu estudo e dar algumas dicas?". Então foi isso mesmo que eu decidi fazer, uma vez que estamos no ultimo período e os exames nacionais estao quase à porta.
Mostrar-vos então como é que eu estudo, como é que eu organizo o meu estudo. O método que eu utilizo é muito fácil e talvez é o mesmo que muitas de vocês utilizam mas vou dar-vos a minha opinião e algumas dicas também. As vezes são pequenas coisas que fazem a diferença.



Então ora vê como é que eu estudo:

1- Primeiro que tudo deves sentir-te confortável e para isso utiliza uma roupa confortável e estuda num sítio acolhedor e sossegado, numa secretária por exemplo, no teu quarto. Não aconselho a estudarem na cama ou no sofá porque vai fazer com que fiques mais desconfortável, com dores nas costas e caso a matéria seja secante têm a probabilidade de se deixarem dormir :P

2- Organiza o teu espaço. Coloca tudo á mão, ou seja, o livro da disciplina que vais estudar, os teus apontamentos de aula, o estojo, canetas de varias cores, post-it's e um local onde possas guardar as folhas que já não necessitares ou cadernos. (uma caixa, por exemplo).


3- Antes de começares o teu estudo, desliga a internet, ou seja, redes sociais ou tudo o que seja distractivo, e coloca o telemóvel no silêncio.

4- Quando já estiveres bem instalada pega na tua agenda e vê a marcação dos testes. Posto isto, estabelece para qual vais estudar primeiro.

5- Pega no teu caderno diário, no teu manual e abre na matéria leccionada.

6- Organiza toda a matéria num caderno de resumos.

Lembra-te: utiliza canetas de várias cores para ser mais fácil de memorizar e escreve apenas o que é importante, não percas tempo a escrever o que não é necessário, só te vai roubar tempo e consequentemente atrasar o teu estudo. No final se quiseres podes rasgar as folhas do caderno para ser mais fácil para estudar e de transportar.

7- Mantêm sempre ao teu lado uma garrafa de água e umas bolachas.


8- Ouve musica. Ao ouvires musica enquanto estudas o teu nível de concentração é mais elevado pois esta ajuda-te a concentrares-te apenas no estudo e abstrais-te do "resto do mundo". Mas atenção: ouve musicas calmas e de preferência que não saibas a letra para não correres o risco de começares a cantar. Ja existem varias playlist com musicas certas para estas ocasiões. Eu utilizo a aplicação do Spotify.

9- Faz pequenas pausas para te distraíres um bocado e para a matéria "condensar" melhor na tua cabeça.

10- Por fim, lê o teu resumo e tenta compreender a matéria. Quando te sentires mais à vontade com a mesma tenta elaborar um esquema síntese com a matéria toda até onde estudas-te.

Concelho: Lê o teu resumo todos os dias mesmo que este esteja "ainda" inacabado.

 Estas sao as minha dicas de estudo. Espero, sinceramente que sejam  bastante uteis e claro que vos ajude a estudar. Caso tenham alguma duvida ou precisem de mais conselhos, avisem. 


Beijinhos :)



2 comentários:

  1. É um bom post dá dicas ótimas para organizar uma tarde de estudo. Também gosto do teu blog e já sou tua seguidora.
    Bjs
    Clara Dinis

    ResponderEliminar