quarta-feira, 8 de julho de 2015

Universidade, Curso, Destino, Dúvidas

Olá Rosinhas,
O tema que vos trago hoje é um pouco diferente do que vos trago habitualmente. Hoje vou-vos falar da Universidade, dos Curso e de algumas duvidas e concelhos que vos possam ser úteis.
Como todas sabem, todas aquelas que estao no 12º ano, está a chegar a primeira fase crucial do que será o nosso futuros, do que será o nosso próximo destino. Segunda-feira, dia 13, saem as notas dos exames da primeira fase dos exames nacionais e isso implica também que começa a época da primeira inscrição para a candidatura na Universidade. Eu confesso que estou bastante nervosa porque é a partir dai que a minha vida vai mudar e que vou começar uma etapa nova, a mais ansiosa da minha vida, até agora claro :P
Mas bem, posto isto decidi falar com vocês sobre este assunto e explicar-vos algumas coisas e esclarecer algumas duvidas, que devem ser muito semelhantes as minhas, e também ainda dar-vos algumas dicas.


1- Média

Ora bem, em primeiro lugar deves fazer a tua media final, isto é, a média dos três anos, 10º-11º-12º. Esta faz-se com a soma de todas as notas de cada disciplina e divide-se pelo numero de disciplinas. Para te ser mais fácil, e foi como eu fiz, faz a media de cada ano individualmente e depois somas as somas dos 3 anos e divides por três, é menos confuso e não tens tanta probabilidade de te perderes no meio de tantos números.


2- Curso 
Ao longo destes tres anos deves ter percebido que nesta altura é bastante importante ja teres definido na tua mente que curso pretendes ingressar, porque é agora a decisão final. Escolhe um curso que vejas que é o ideal para ti, que seja algo que tu gostes e que te vejas fazer no futuro. Não penses nas opiniões negativas de terceiros ou na "Crise" porque isso so vai fazer com que desmotives e que talvez escolhas um curso que depois nao gostes. Não importa que não haja muito emprego em Portugal, isso nao quer dizer que nao possas seguir o teu curso, quem sabe quando acabares a licenciatura tu tenhas sorte e consigas arranajr logo um bom trabalho. Segue o meu conselho: Escolhe aquele que tu gostas e que te vês fazer no futuro, pensa em ti e apenas em ti ;)
Se és como eu e tens em mente mil e um cursos e nao sabes qual escolher, pensa bem e verás que á um que se irá sobressair dos outros e sempre podes tirar primeiro um e depois o outro. 


3- Universidade em que Pensas Candidatar-te 
Todos nós, a partir do momento em que pensamos ir para a Universidade, temos logo uma Universidade de eleição que queremos entrar nessa. Pois bem, chegou a hora de veres as Universidades em que pensas candidatar-te. Existem milhares de universidades, de norte a sul do pais incluindo as ilhas é só escolher, mas aconselho-te, nos dias de hoje sabemos as dificuldades que todos nos atravessamos e o esforço que os nossos pais fazem para nos proporcionarem um mundo melhor, então agora é a hora de os ajudares um pouco também. Se vives numa cidade que tem universidades, tenta concorrer para uma dessas, assim vais poupar na medida em que não vais ter que pagar alojamento e alimentação. Se vives numa terra em que és obrigado a sair da tua localidade tenta concorrer para uma Universidade perto do sitio onde vives, porque assim o alojamento pode ser mais barato, o transporte e tudo mais, porque se fores para uma universidade muito longe da tua localidade vais ter que pagar o transporte, o alojamento em cidades grandes é muito mais cara, para alem de que não vais conseguir vir a casa todos os fins-de-semana. Mas claro isto é só o meu conselho e a minha opinião, escolhe acima de tudo um sitio/Universidade que te deixe confortável e que sintas que ali é que é. Então faz uma pequena lista com essas mesmas universidades, mas antes certifica-te que tem mesmo o curso que pretendes.


4- Média dos Cursos 
Depois de analisares todas as possíveis universidades a que te podes candidatar, chegou a hora de veres a media dos curso em cada universidade (nas que escolhes-te claro, senão tal era). A media do curso vê-se através da média do ultimo colocado no ano anterior. Onde podes ver isso é no site da DGES, onde escolhes o teu curso e a universidade e lá poderás ver as médias. (Se continuarem com duvidas nesta parte e nao sabem como se vê, deixem um comentário que eu ajudo-vos).


5- Provas de Ingresso 
Quando fores ver a media dos cursos, não te esqueças de ver também as provas de ingresso com que te podes candidatar. Estas encontram-se na mesma pagina da Internet (DGES) e poderá candidatar-te com uma prova apenas, ou em alguns cursos com duas. Estas provas de ingresso são nada mais, nada menos que os exames nacionais que realizas-te, mas não te esqueças só te podes candidatar com exames com a nota igual ou superior a 9,5.


6- Universidades em que tens hipóteses de entrar 
Depois de veres tudo isto, vais chegar á conclusão que talvez não consigas entrar em algumas universidades e vais também surpreender-te por talvez conseguires entrar noutras. Isto deve-se ao, talvez, não teres media suficiente numas, não teres as provas de ingresso necessárias noutras. Mas calma isso não quer dizer que não consigas, podes não entrar naquela mas vais conseguir candidatar-te noutra.



7- Lista de 6 Cursos/Universidades 
Estas a chegar ao Fim! Ao longo de todo este percurso já deves ter delineado os curso e as Universidades. Agora chegou a altura de organizares tudo isso em apenas 6 opções. Estas 6 opções são apenas as seis opções de cursos/Universidades que vais poder escolher. Em primeiro lugar vais colocar o curso com a respectiva universidade que vais querer entrar logo em primeiro lugar, porque as restantes opções servem para o caso de não conseguires entrar na primeira teres a hipótese de entrares nas outras. Se o curso for sempre o mesmo o que varia é a universidade coloca as universidades por ordem de preferência. Se tiveres muitos curso , não importa a universidade, coloca-os também por ordem de preferência. Mas atenção, faz primeiro tudo isto numa folha, para quando chegar a altura já saberes e não perderes tempo.



E pronto meninas, espero que vos tenha ajudado, que tenha esclarecido as vossas duvidas. Sigam o vosso coração, escolham o curso e a universidade que mais gostem e pensem em vocês apenas, esqueçam os outros e as suas opiniões. Este é um momento só vosso, o momento mais importante. Deixem nos comentários o curso e a universidade para que pretendem ir, pode ser que seja o/a mesma que eu e até que nos possamos encontrar lá ;) Espero que tenham, acima de tudo, muita, muita mas muita sorte.








Sem comentários:

Enviar um comentário